quarta-feira, 3 de março de 2010

RESPIRAÇÃO

Não basta praticar exercícios físicos, tem que respirar direito.
A respiração adequada potencializa o rendimento nas atividades físicas. Especialistas afirmam que a maneira mais correta de respirar é pelo nariz. Isso porque a respiração nasal aquece humidifica, filtra o ar inspirado, é melhor para as trocas gasosas realizadas e, durante exercícios, onde a demanda de oxigênio é maior, quanto melhor for a qualidade do ar, mais eficaz será o trabalho dos pulmões.
Fábio Pinna, especialista em rinologia e membro da ABR (Academia Brasileira de Rinologia), explica que todas as atividades aeróbicas demandam uma respiração nasal adequada, quanto mais aeróbico for o exercício, melhor deve ser a respiração pelo nariz. Mas ele ressalta a importância da respiração em atividades que não requerem tanto fôlego, como na hora de malhar: “Mesmo no caso de atividades com atividade aeróbica reduzida, como musculação, a respiração nasal adequada é muito bem vinda.” Respirar bem evita desenvolver distúrbios de sono, como roncos e apnéia do sono, rinossinusites, faringites, amigdalites e, sem contar, a diminuição da qualidade de vida.
Na hora de praticar exercícios, há outros fatores que interferem diretamente na respiração. Quando comemos demais antes do esporte, a digestão, que deixa o corpo mais pesado e lento, torna a entrada e saída de ar mais difícil e o exercício já não será mais benéfico. Roupas leves e confortáveis, que não apertam, são indispensáveis, pois com a roupa apertada o movimento que acontece na inspiração e expiração são impedidos. Sempre que for levantar peso ou contrair um músculo expire o ar. A pressão causada pelo acúmulo de ar sobre a área do coração pode provocar hipertensão arterial em longo prazo.
Outra dica é não falar durante os exercícios, isso atrapalha o procedimento natural de respirar, pois para as cordas vocais vibrarem é necessário soltar o ar.
Por isso na hora da pratica de exercício físico procure inspirar na fase concêntrica (força) e expirar na fase excêntrica (relaxamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário