sábado, 13 de março de 2010

CUIDADO COM OS SEUS JOELHOS

O joelho é uma das articulações mais comumente lesionadas em indivíduos que praticam atividade física intensas regularmente ou em atletas. Isso ocorre em virtude da exposição do joelho e de sua anatomia, bem como pelas necessidades funcionais a ele impostas.

O joelho é uma articulação muito importante do nosso corpo, pois ele é responsável pela dissipação das cargas de força da gravidade que desce pelo nosso corpo desde a cabeça até os pés, sendo o joelho responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal total. O joelho também é responsável pelo sistema locomotor, pois ele funciona como uma "dobradiça" que realiza principalmente a extensão e a flexão da perna sob a coxa, permitindo assim nos locomovermos.

Risco de Lesões
Outra situação que requer muita atenção é a realização de exercícios tipo agachamento, hack machine, leg press, etc. Enfim, exercícios multiarticulares que podem vir a sobrecarregar os joelhos se executados de forma incorreta. A maneira mais correta de realizá-los é mantendo os joelhos na direção dos tornozelos no momento da flexão dos joelhos de forma que, em hipótese alguma, os joelhos sejam projetados para frente. No agachamento, especificamente, o quadril deve ser projetado para trás na fase da descida, e na hora da subida o tronco deve subir primeiro para evitar que haja sobrecarga nos joelhos projetando-os para frente.

Na prática da musculação ou ginástica, procure iniciar os exercícios novos com sobrecargas leves para gerar base nas estruturas de fixação (tendões e ligamentos) antes de realizá-los com uma sobrecarga pesada. E procure sempre aquecer os músculos específicos envolvidos nos exercícios antes de realizá-los com uma sobrecarga intensa.

Prevenção
De qualquer forma, devemos cuidar dos nossos joelhos enquanto eles ainda estão sadios, porque com o passar dos anos, quando chegarmos na terceira idade, ainda teremos que lidar com os distúrbios dos joelhos decorrentes do desgaste e da nossa idade. Então ao diagnosticar qualquer anormalidade nos seus joelhos, seja por sinal de dor, incomodo crepitação (estalos), ou qualquer outro sintoma incomum, comunique isto ao professor da sua academia, ou ao seu treinador, ou procure um médico. Só assim você estará cuidando do seu joelho para que ele não sofra com os desgastes cotidianos e anormais do dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário