sábado, 25 de setembro de 2010

As vantagens do esporte na Infância / Adolescência

Temos hoje, em nosso meio, varias modalidades de esportes, que as crianças e adolesecentes podem praticar, basta descobrir qual delas se identifica mais, e praticá-la.
O esporte em geral, independente da modalidade praticada, só traz benefícios, os quais comentaremos abaixo: seja ele individual ou coletivo, para lazer ou competição.
Enquanto se pratica o esporte, deixa-se de lado várias atividades maléficas, que não acrescenta nada de bom à vidadas pessoas, tornando-as talvez, pessoas adultas inúteis.
Quando temos um atividade física,seja ela, esportiva ou não, podendo ser a mais simples possível, como uma simples caminhada pelas ruas, parques, ou qualquer lugar que podemos nos movimentar, nos traz um benefício enorme em relação a sáude; pois desenvolvemos nossos músculos, tomamos mais água, liguidificando assim nosso sangue, que auxilia nossa corrente sanguínea, aumentado nossa frequência cardíaca, fortalecendo o músculo do coração e consequetemente oxigenando muito mais nosso cerebro. Enfim, só nos traz benefícios.
A criança, ao praticar esporte, não só, estará criando hábitos saudáveis, conforme citado acima, como estará desenvolvendo atitudes de boa educação, para convívio com a comunidade, tais como: diciplina, respeito pelos companheiros, adversários e instrutores, responsabilidade perante aos compromissos assumidos, além do desenvolvimento físico.
Diante desta realidade que nos norteia para uma vida plena, nós adultos, independente de nosso status sociais e profissionais, temos a obrigatoriedade de incentivar, apoiar e colaborar o máximo possível, na conscientização desta pratica vital, para nossas crianças e jovens.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO E DO ALONGAMENTO

Para desempenhar-mos qualquer atividade física é importante o aquecimento corporal.
Os músculos necessitam de calor, por isso precisamos pré aquecer o nosso corpo para a atividade desejada.

Ao executar um tipo de aquecimento simples por exemplo, corridas curtas, pular corda, saltos no lugar, nosso coração aumenta a frequência cardíaca, elevando assim a pressão sanguínea (o sangue corre mais rápido nas artérias), o corpo entra em calor.

Porém somente isso não é suficiente para estar aquecido, os músculo, articulações e tendões necessitam de uma preparação mais específica que são os alongamentos.

Ao execultar exercícios de alongamento específicos para os músculos por exemplo, o mesmo estará gradativamente se tornando mais elástico e mais contrátil, ao alongar uma determinada articulação ou tendão (panturrilha e ombro), os mesmos estarão entrando em calor preparados para a atividade.

É importante um alongamento específico para a articulação.

Assim vale para os cotovelos, para a coluna, para a musculatura da coxa (anterior e posterior). Alongar exige muito pouco tempo e espaço, pois em menos de cinco minutos você estara leve e solto preparado para atividade sem risco de contusão.

Texto: Prof. Rafael

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os 05 benefícios reais da natação

1º Nadar trabalha normalmente os músculos que normalmente não estamos habituados a usar. De início pode ser uma atividade dificíl mais assim que ganha resistência mínima (tipicamente entre 2 a 3 semanas) verá que meia hora de natação rigorosa lhe permitirão gastar cerca de 400 calorias, o equivalente a correr a 12 km/h pelo mesmo período de tempo.
2º O efeito de arrefecimento proporcionado pelo água fará com que se exercite mais tempo, porque não sentirá calor nem o suor típico de uma sessão de ginástica.
3º A água nós dar uma sensação de liberdade, pois não sente o peso do corpo. Dá-nos a sensação de deslizar na água embora estejamos efetivamente a puxar por vários músculo.
4º Pratique natação nem que seja só uma vez por semana vai alterar sua rotina semanal. Ira reparar que faz muita diferença e quando acabar a sessão de treino vai sentir o bem estar proporcionado, terá vontade de voltar.
5º Ganhará independência e segurança quando nadar no mar ou piscinas públicas. Este aspecto é particulamente nas crianças, que aprender a nadar desde cedo.
Texto: Prof. Rafael Guerra - Set/10

sábado, 11 de setembro de 2010

Exercício físico e saúde

O Exercício Físico, como todo mundo já sabe, faz muito bem à saúde. Traz muitos benefícios aos Sistemas Respiratório e Cardiovascular, fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.

É recomendavél para todas as idades, sendo que para os idosos é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos. Para um bom desenvolvimento e crescimento, começar a atividade física desde de criança é o ideal, jovens e adultos levam uma vida mais tranquila e saudável quando tem o hábito de se exercitarem.

O importante é sempre fazer o que você gosta, anda ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado à uma alimentação saudável. Principlamente para quem quer perder peso.

Caminhar é um dos melhores exercícios, um pesquisa feita (Revista Saúde, 07/2001) relatou que esse tipo de exercício físico reduz até 50 % o risco de males cardíacos nas mulheres, previne hipertensão, reduz níveis de colesterol e melhora a frequência cardíaca.

Quando um indivíduo está praticando atividades físicas, o corpo libera uma substância chamada endorfina que é responsável pelo o bem estar.

Texto: Prof. Rafael

domingo, 5 de setembro de 2010

Esporte de alto rendimento é saudável

O esporte de alto rendimento é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa modalidade esportiva pretendida.

O indivíduo que se envolve num esporte de alto rendimento deve ter em mente duas características importantes em todo o processo ao qual será submetido. Primeiro fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. Segundo, estar bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que deverão ser superadas.

O atleta para que se torne competitivo precisa submeter-se a uma exaustiva rotina de treinamentos físicos.

A carga extenuante de treinos diários para se atingir um nível de rendimento ótimo, muitas vezes esta associado a ocorrências de lesões traumáticas.

O uso indevido de substâncias ilegais com finalidades de elevar ilicitamente os níveis das capacidades físicas, normalmente, quando flagrados em exame anti-dopping bloqueiam parte de sua carreira desportiva.

Diante dos traumas físicos e psicológicos, aos quais os atletas de alto rendimento está sujeito, será mesmo o esporte capaz de promover favoráveis padrões de saúde. Resta decidir praticar esportes para obter ganhos saudáveis ou realizar o desejo de ser atleta e almajar medalhas.

Texto: Prof. Rafael