quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO

Muitos são os esportes recomendados por médicos e nutrólogos pelo mundo, mas o problema é que eles dão mais importância à prática de atividades aeróbicas tais como caminhadas, corridas, bicicletas, etc. Todas essas atividades são importantes e devem ser praticadas sem dúvida. De preferência umas quatro vezes na semana, pois são eficientes para queima de calorias, redução nos níveis de colesterol, melhoram o condicionamento do músculo cardíaco, etc.Enfim são indispensáveis.
Mas esquecem-se de avisar seus pacientes e clientes sobre a importância da musculação, que é uma atividade anaeróbica, de movimentos resistidos, ou seja, é necessário fazer os músculos vencerem uma resistência. Esse trabalho de enfrentar uma resistência faz um bem enorme à saúde do ser humano, gerando a liberação do hormônio do crescimento (GH), que é conhecido por suas ações benéficas a todo organismo. Entre outros benefícios da musculação está o fato de melhorar a qualidade da densidade óssea, pois exercícios resistidos estimulam a produção de hormônios que captam cálcio da alimentação e armazém maior quantidade deste mineral nos ossos, evitando assim a osteoporose.
Além disso, a musculação aumenta o volume muscular, esse volume extra precisa de mais energia para crescer e se manter, isso aumenta o metabolismo e faz com que se mantenha alto por todo dia. Isso contribui para a perda e manutenção do peso.
Esses e outros motivos já são o suficiente para sairmos do sedentarismo e mexermos nossos corpos para conquistar uma saúde mais plena e vivermos uma vida mais longa e saudável.
Prof. Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário