segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

VIVA BEM

Os princípios fundamentais para melhorar a sua qualidade de vida e viver bem são eles a atividade física, boa alimentação e o bem estar.

Esses três aspectos são fundamentais para desenvolver uma ótima qualidade de vida e alcançar uma maior longetividade.

A atividade física e um item importantíssimo para o individuo que busca melhorar a sua vida.

O exercício físico somente proporciona benefícios quando praticado com regularidade e satisfação.

O exercício produz os seguintes benefícios para a saúde:

o Reduz as tensões. O exercício descontraído, realizados sem pressões ou obrigações, com, por exemplo, a caminha ou a corrida alivia o stress fazendo que tenha uma maior disposição durante o dia.

o Induz ao sono. O exercício mais suave, não exaustivo, ajuda as pessoas com insônia ou com dificuldades de dormir, a conciliarem o sono.

o Diminui a pressão arterial, após a movimentação física, diminui a produção de adrenalina pelos supra renais e essa diminuição relaxa as artérias e diminui a pressão arterial.

o Diminui o nível de colesterol e triglicérides no sangue. Com a queda da pressão arterial, mais diminuição do colesterol e da gordura, estaremos prolongado a vida do nosso coração.

o Funciona como moderador de apetite, ajudando no controle e na reeducação do peso principalmente se no caso o exercício for acompanhado de uma alimentação saudável.

o Fundamental para prevenção de diabetes.

o Estimula o funcionamento mais vigoroso da tireóide, acelerando o metabolismo geral.

o Ajuda as pessoas que estão travando uma batalha para deixar de fuma. Há menor desejo e compulsão por fumar quando se pratica exercícios regulamente.


Como e onde fazer exercícios?


Em principio pode ser feito em qualquer lugar, em casa, na academia, no parque, na praia e etc. A falta de lugar apropriado não deve servir de pretexto para não realizá-lo. Havendo possibilidade de escolher, o exercício deveria ser feito ao ar livre e na presença de luz solar de manhã, ate 10:00 horas ou de tarde, depois das 16:00 horas.


Aspectos Importantes

Aspecto importante e a alimentação mantendo uma vida equilibrada e saudável.

Uma boa alimentação é conseguida com boa quantidade de alimentos em seu estado natural.

A boa alimentação se contrapõe com má alimentação, à alimentação tradicional que normalmente herdamos dos nossos antepassados ou que nos e imposta pelos costumes e tradições. Uma boa alimentação e totalmente livres de gorduras saturadas, colesterol e outras substancias nocivas no organismo.

O estomago tem dificuldade para digerir alimentos gordurosos. A digestão também fica mais lenta quando você esta apressado, ansioso ou preocupado. E quando a digestão demora mais, um bocado de alimento fermenta e produz o mesmo efeito de álcool, enfraquecendo o sistema imunológico.

Quando comemos de maneira errada, com tensão, preocupação, stress, temos problemas no estômago e na cabeça ao mesmo tempo. O sistema imunológico fica enfraquecido abrindo espaço para adquirir uma doença.

Uma alimentação saudável e essência para viver bem, se preocupem com os alimentos que você ingere, com a higiene deles, com a quantidade de gordura satura que consome.


Texto: Prof. Rafael Guerra – nov/2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário