quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

RECUPERAÇÂO

Após os treinos, a palavra chaves é RECUPERAÇÃO.
Na primeira hora após um treino ou uma prova, o músculo precisa, com urgência, recuperar suas reservas de glicogênio (que é a reserva de energia). Assim, para que essa recuperação seja eficiente deve-se ingerir carboidratos de alto índice glicêmico.
Soluções de carboidratos são um opção, pois além de fornecer carboidrato ajuda na hidratação.
Após esses primeiros cuidados, outra recuperação importante esta relacionada às proteínas corporais. Alimentos proteícos (barras, iorgute, queijos e etc.) são importantes nesse período. O ideal seria que, imediatamente, após a prova ou treino, se realiza-se uma reifeição completa.

Hidratação

A hidratação é fundamental para que você realize seu treino e competição com sucesso.
A recomendação para ingestão de líquidos antes, durante e depois dos treinos visa previnir a desidratação, que prejudica o funcionamento normal do organismo e o desempenho nas provas.
Após os treinamentos, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água e eletrólitos, também deve ocorrer reposição de sódio e potássio, adicionados nos líquidos ou através da ingestão de alimentos ricos em tais nutrientes (banana, laranja, água de coco, maçã, gel de carboidrato, barrinhas de cereal e etc.)