sábado, 30 de outubro de 2010

Como fazer um bom aquecimento!

Antes de se exercitar, o aquecimento é obrigatório. Ele ajuda a evitar lesões e ameniza as dores que ocorrem depois. Se puder procure orientação com um Educador físico porque o aquecimento varia de pessoa para pessoa, como também de clima ou hora do dia.

Dicas

- No calor, reduza o tempo de aquicemento.

- No frio, aumente o tempo de aquecimento.

- Faça um aquecimento mais longo pela manhã e uma mais curto pela noite.

Observação: O intervalo ideal entre o fim do aquecimento e o inicio da atividade varia de cinco a dez minutos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Em que a musculação ajuda

Banefícios do exercício físico

- Autoimagem;

- Qualidade do sono;

- Melhora alguns quadros de depressão e angústia;

- Aspectos cognitivos (atenção, concentração e memória);

- Capacidade de resposta muscular em situações de perigo;

- Controle da osteoporose.

domingo, 24 de outubro de 2010

Definição e Classificação da Osteoporose

A osteoporose, denominada com frequência "doença dos ossos quebradiços", é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração microarquitetônica do tecido ósseo com um aumento na fragilidade dos ossos e maior possibilidade para sofrer fraturas.

Existem duas categorias de osteoporose:
Osteoporose primária e Osteoporose secundária.

A osteoporose primária é devida a uma ruptura no ciclo normal da renocação (tunover) óssea. A osteoporose pós-menopáusica é classificada como osteoporose primária. Outros tipos de osteoporose primária incluem a senil e a idiopátia.

A osteoporose secundária ocorre quando a perda óssea constitui uma consequência de determinadas doenças, tais como doenças de Cushing, hipertireodismo e tratamento prolongado com corticosteróides.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BIKE INDOOR

Bike Indoor, é uma modalidade de treinamento em grupo, em academias, onde a pessoa pedala uma bicicleta estacionária, como se estivesse participando de um acorrida ao ar livre. Os movimentos simulam subidas e descidas. As aulas são comandadas por um professor capacitado, que tem a missão de orientar e estimular os participantes.

Uma hora de bike indoor pode consumir até 700 calorias. É o maior gasto calórico de uma aula, comparada com outras modalidades com natação (530 calorias), aeróbica (470 calorias) ou uma corrida de até 8 km/h (415 calorias). A marca lider mundial de Bikes feitas especialmente para estas aulas é a Schwinn, empresa centenária e pioneira neste segemento, sediado nos EUA e que conta com a maior tecnologia na fabricação dessa bicicletas.

Existem vários programas de treinamento para esta modalidade (Schwinn Cycling por exemplo) e normalmente as sessões são embaladas por músicas que motivam e ditam o ritmo da aula.
Esta modalidade surgiu nos EUA há alguns anos e hoje conta com mais de 5 milhões de adpetos em mais de 80 países. Os principais benefícios das aulas de bike indoor, além de queimar calorias rapidamente, e o aumento da capacidade cárdio respiratória e o trabalho nos músculos das pernas e glúteos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dicas de bom atendimento em uma academia

- Procure conchecer seus alunos, chame sempre pelo nome;

- Não trate os alunos nem colegas de trabalhor por apelidos;

- Mesmo que algum aluno seu seja seu amigo pessoal, matenha sempre o profissionalismo evite intimidade e contatos físico;

- Seja sempre atencioso(a) e simpático(a);

- Evite conversas muito longas ou "papo furado" com seu aluno;

- Mantenha sempre uma boa aparência;

- Respeite as normas e as regras internas da Empresa;

- Nunca se fale nada em girias;

- Evite gritar ao chamar outra pessoa;

- Atualiza-se sempre por meio de cursos, palestras e outras atividades relacionadas ao seu trabalho;

"RESPEITE PARA SER RESPEITADO"

sábado, 2 de outubro de 2010

Futebol para o bem do coração

Boa notícia para quem gosta de se reunir com os amigos para aquele jogo de futebol despretensioso: o bate-bola, por mais informal que seja, confere ótimos resultados para a saúde. Isto é, quando praticado pelo menos duas vezes na semana, durante uma hora.

A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, que acompanham vários grupos de jogadores esporádicos - homens e mulheres - durante três meses e monitoram a evolução em seu condicionamento físico.

Há uma redução significativa do colesterol, da gordura corporal e da pressão arterial. Sem contar uma melhora considerável na resistência cardiovascular. Médico Peter K., autor do estudo.