segunda-feira, 29 de março de 2010

Exercícios Multiarticulares x Exercícios Monoarticulares

Quando realizamos a montangem, devemos sempre ter em mente tanto os nossos objetivos como os alunos (praticantes), de modo que possamos utilizar os exercícios mais adequados para o programa.
Na execução de exercícios multiarticulares ocorre a divisão do trabalho entre as articulações, o que promove uma tolerância a cargas mais elevadas e com uma intensidade de trabalhor maior. Dessa forma, para treinar grandes grupos musculares em praticantes iniciantes, esta parece uma maneira interessante de escolher os exercícios, pois oferece menos risco de lesão e maior facilidade de execução.
A execução de exercícios monoarticulares, a não divisão do trabalho com outras articulações, diminui a intensidade total, mas aumenta o estímulo na musculatura em questão, o que pode ser interessante para objetivos específicos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Fadiga e Cansaso

Fadiga ou cansaço excessivo (também conhecidos como exaustão e letargia) podem ser descritos como uma variedade de aflições que variam desde estado geral de letargia, até sensação de queimação em certos músculos desencadeada por trabalho.
Cansaço e fadiga podem ser tanto físicos como mentais. Fadiga física é a incapacidade de continuar funcionando no nível das capacidades normais. A fadiga física está amplamente presente na vida das pessoas, porém fica particularmente notável durante exercício físico pesado. Já a fadiga mental costuma se manifestar com sonolência. Fadiga e cansaço são considerados sintomas.
Fadiga física ou fraqueza muscularA fadiga física ou fraqueza muscular é um termo para a incapacidade de exercer força muscular a um nível que seria esperado de acordo com a condição física geral da pessoa.
Teste de força é freqüentemente usado durante o diagnóstico de desordem muscular antes que a causa possa ser identificada. Tal causa depende do tipo de fraqueza muscular, a qual pode ser real ou percebida, assim como central ou periférica. A fraqueza real é substancial, ao passo que a percebida é uma sensação de fazer mais esforço para a mesma tarefa. Por outro lado, fraqueza muscular central é uma fadiga geral, enquanto a fraqueza periférica é a fadiga de músculos individuais.
Fadiga e cansaço mentalAdicionalmente à fadiga física, também existe a fadiga mental que não necessariamente inclui qualquer cansaço muscular. Tal fadiga mental pode se manifestar como sonolência ou uma diminuição de atenção geral. Fadiga e cansaço mental podem ser perigosos quando a pessoa precisa desempenhar tarefas que requerem concentração constante, como dirigir veículos.Causas da fadigaA fadiga é tipicamente resultado de trabalho, estresse mental, super-estimulação e sub-estimulação, depressão, doenças ou falta de sono. Fadiga também pode ter causas químicas, como envenenamento, certos medicamentos, ou falta de vitaminas e minerais. Tratamentos para câncer, como radioterapia e quimioterapia, causam fadiga. Perda de sangue massiva freqüentemente também resulta em fadiga.

sábado, 13 de março de 2010

CUIDADO COM OS SEUS JOELHOS

O joelho é uma das articulações mais comumente lesionadas em indivíduos que praticam atividade física intensas regularmente ou em atletas. Isso ocorre em virtude da exposição do joelho e de sua anatomia, bem como pelas necessidades funcionais a ele impostas.

O joelho é uma articulação muito importante do nosso corpo, pois ele é responsável pela dissipação das cargas de força da gravidade que desce pelo nosso corpo desde a cabeça até os pés, sendo o joelho responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal total. O joelho também é responsável pelo sistema locomotor, pois ele funciona como uma "dobradiça" que realiza principalmente a extensão e a flexão da perna sob a coxa, permitindo assim nos locomovermos.

Risco de Lesões
Outra situação que requer muita atenção é a realização de exercícios tipo agachamento, hack machine, leg press, etc. Enfim, exercícios multiarticulares que podem vir a sobrecarregar os joelhos se executados de forma incorreta. A maneira mais correta de realizá-los é mantendo os joelhos na direção dos tornozelos no momento da flexão dos joelhos de forma que, em hipótese alguma, os joelhos sejam projetados para frente. No agachamento, especificamente, o quadril deve ser projetado para trás na fase da descida, e na hora da subida o tronco deve subir primeiro para evitar que haja sobrecarga nos joelhos projetando-os para frente.

Na prática da musculação ou ginástica, procure iniciar os exercícios novos com sobrecargas leves para gerar base nas estruturas de fixação (tendões e ligamentos) antes de realizá-los com uma sobrecarga pesada. E procure sempre aquecer os músculos específicos envolvidos nos exercícios antes de realizá-los com uma sobrecarga intensa.

Prevenção
De qualquer forma, devemos cuidar dos nossos joelhos enquanto eles ainda estão sadios, porque com o passar dos anos, quando chegarmos na terceira idade, ainda teremos que lidar com os distúrbios dos joelhos decorrentes do desgaste e da nossa idade. Então ao diagnosticar qualquer anormalidade nos seus joelhos, seja por sinal de dor, incomodo crepitação (estalos), ou qualquer outro sintoma incomum, comunique isto ao professor da sua academia, ou ao seu treinador, ou procure um médico. Só assim você estará cuidando do seu joelho para que ele não sofra com os desgastes cotidianos e anormais do dia-a-dia.

quinta-feira, 11 de março de 2010

As Doze Virtudes do Professor de Educação Física

Motivação – Se escolheu a profissão certa estará sempre de bem com a vida passando isso para todos. Profissional motivado não perde o cliente de vista. Está sempre procurando saber se ele precisa de ajuda e como anda a busca dos objetivos pessoais. Ao cliente desanimado cabe o elogio certo e sutil. É preciso “tato” para fazer isso.

Atenção – Significa estar atento a tudo e a todos na sala de aula. Alguns clientes são mais tímidos e o profissional deve ter sabedoria para perceber quando um deles precisa de ajuda e tem vergonha de perguntar. A pior situação é vermos profissionais dando atenção apenas “algumas” clientes. Todos estão pagando pelo serviço oferecido pela academia e o profissional é empregado dela.

Estímulo – Algumas pessoas são naturalmente menos perseverante do que outras. Mais uma vez é preciso “tato” do profissional para dar uma injeção de ânimo no cliente, seja modificando o programa e/ou fazendo um planejamento estratégico de comprometimento com ele mesmo.

Exemplo – Já dizia minha avó e a de vocês também: “O exemplo vem de cima”. O profissional não precisa ser um atleta, mas deve se comportar adequadamente à carreira tanto na frente do cliente como longe dele. O profissional de Educação Física está sendo visto e observado por todos e em todo lugar.

Compreensão – Nem todo dia o cliente está a fim de “malhar” forte. O profissional precisa ser bastante esperto para perceber isso. Um bom “papo” ou apenas saber ouvir pode resolver, assim como um alongamento passivo e/ou alguns toques de shiatsu e massagem. O profissional deve sempre fazer cursos que agreguem valor ao seu trabalho.

Paciência – Toda profissão exige essa qualidade. Nem todo cliente sabe mexer naquelas máquinas de musculação. Nem todos “pegam de cara” uma coreografia de step. Nem todos gostam de academia e só se matricularam por recomendação médica. Tem cliente que pergunta a mesma coisa todo dia. Paciência. São “ossos do ofício”. Basta responder de má vontade para ele ir embora e nunca mais voltar.

Dedicação – Só vence em qualquer profissão quem se dedica. A de Educação Física lida com o público e dele depende para sobreviver. Todos nós temos problemas, mas na hora do atendimento o cliente não pode saber e ele está ali para resolver o dele e da melhor forma possível.

Orientação – A execução correta dos exercícios deve ser uma constante. O novato pelos motivos óbvios. O veterano pela tendência a relaxar que é próprio de qualquer cidadão. Logo, o bom profissional nunca descansa.

Amizade – Qualquer trabalho flui melhor quando existe confiança mútua desenvolvida através da amizade. Claro, nem todo cliente é bem humorado e o relacionamento é muito difícil, mas faz parte do ofício tentar conquistá-lo.

Resultados – É isso que o cliente busca. Se não conseguiu de uma forma tente de outra. São inúmeras as opções no campo da saúde. O profissional limitado perde cliente e campo na profissão.

Respeito – É o princípio de tudo e educação vem de berço. Respeitar para ser respeitado antes de reclamar da profissão.

Atendimento – Atender bem as pessoas é uma obrigação, mas quem faz isso por prazer cresce na profissão e vive muito mais feliz. Felicidade contagia. Experimente!

A profissão de Educação Física exige uma responsabilidade grande porque cuida de pessoas. Competência gera respeito.

sábado, 6 de março de 2010


A Importância e os benefícios de mulheres treinarem os membros superiores.

Malhar os membros superiores como um todo, costas, peito, ombro e braço, faz parte de um treinamento eficaz, e muito importante para o desenvolvimento articular e muscular, não adianta você ter uma perna grossa e definida, se não tiver um braço forte, veja bem, forte não quer dizer musculosa e sim fortalecida e definida. Quando maior for à simetria do corpo, mais bonita fica a parte estética da mulher, sem falar questão da saúde, postura correta, melhor condicionamento físico, aumento da massa óssea, e consequentemente diminuição do risco de osteoporose, que atinge muitas mulheres na fase de pós-menapausa.
(Fleck, Steven Jr., 2001)

As mulheres tem menos massa muscular que os homens, e se esses músculos não forem trabalhados, a perda de massa é ainda maior, por isso a importância de um bom treino de musculação para os membros superiores, um treinamento de força seria mais indicado.


Para que ocorra um bom resultado, e preciso alcançar três princípios básicos na musculação, que são o descanso a boa alimentação e o treinamento. Cada um dele praticamente depende um do outro. Nenhum e mais importante todos merecem atenção.
(Bossi, C., Luís, 2008)



quarta-feira, 3 de março de 2010

RESPIRAÇÃO

Não basta praticar exercícios físicos, tem que respirar direito.
A respiração adequada potencializa o rendimento nas atividades físicas. Especialistas afirmam que a maneira mais correta de respirar é pelo nariz. Isso porque a respiração nasal aquece humidifica, filtra o ar inspirado, é melhor para as trocas gasosas realizadas e, durante exercícios, onde a demanda de oxigênio é maior, quanto melhor for a qualidade do ar, mais eficaz será o trabalho dos pulmões.
Fábio Pinna, especialista em rinologia e membro da ABR (Academia Brasileira de Rinologia), explica que todas as atividades aeróbicas demandam uma respiração nasal adequada, quanto mais aeróbico for o exercício, melhor deve ser a respiração pelo nariz. Mas ele ressalta a importância da respiração em atividades que não requerem tanto fôlego, como na hora de malhar: “Mesmo no caso de atividades com atividade aeróbica reduzida, como musculação, a respiração nasal adequada é muito bem vinda.” Respirar bem evita desenvolver distúrbios de sono, como roncos e apnéia do sono, rinossinusites, faringites, amigdalites e, sem contar, a diminuição da qualidade de vida.
Na hora de praticar exercícios, há outros fatores que interferem diretamente na respiração. Quando comemos demais antes do esporte, a digestão, que deixa o corpo mais pesado e lento, torna a entrada e saída de ar mais difícil e o exercício já não será mais benéfico. Roupas leves e confortáveis, que não apertam, são indispensáveis, pois com a roupa apertada o movimento que acontece na inspiração e expiração são impedidos. Sempre que for levantar peso ou contrair um músculo expire o ar. A pressão causada pelo acúmulo de ar sobre a área do coração pode provocar hipertensão arterial em longo prazo.
Outra dica é não falar durante os exercícios, isso atrapalha o procedimento natural de respirar, pois para as cordas vocais vibrarem é necessário soltar o ar.
Por isso na hora da pratica de exercício físico procure inspirar na fase concêntrica (força) e expirar na fase excêntrica (relaxamento).